sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Festa corporativa: How to?


Começou a época de festas de final de ano. É festa no curso, na faculdade, na empresa... Como psicóloga organizacional, vim falar especificamente de festas da empresa. Que cuidados tomar? Como não ser o centro das atenções no dia e o motivo de comentários e risadas no resto do ano (ou enquanto você trabalhar na empresa)?
A primeira coisa que temos que ter em mente é: Dá pra se divertir sem beber todas, dançar até o chão e dar qualquer tipo de vexame.
Apesar de essas festas acontecerem, na maioria das vezes, fora  do espaço físico da empresa, precisamos lembrar que estaremos com os nossos colegas de trabalho, e com o nosso chefe e os donos da empresa (ou presidentes, diretores, etc), ou seja, todo cuidado é pouco para não arranhar a imagem de credibilidade que você tanto se esforçou para conquistar desde a sua contratação.

Como estaremos num ambiente corporativo, ainda que mais descontraído, é importante cuidar também do seu look do dia. O ideal é, se optar por usar roupas mais informais, evitar roupas que usaria dentro de casa, ou para um churrasco no play. O comprimento da roupa, decotes e transparências também devem ser uma preocupação. Que tal reler esse post sobre o que usar em dias de Casual Day para se inspirar?

Dependendo do seu cargo, do porte da empresa, e do tipo de empresa, dá até pra arriscar entrar na piscina do sítio, desde que não seja com aquele biquininho fio-dental, né? Opte por biquinis mais comportados, ou por um maiô, que é sempre o mais indicado para piscina (além de mais elegante) para poder aproveitar com mais conforto.
Se servirem bebida alcoólica na festa, é porque foi autorizado por quem organizou, então, o consumo está liberado, mas com bom senso. A mesma dica serve para as músicas. Geralmente o contratante passa uma lista de músicas para o DJ tocar, então, se rolar um funk, vale aproveitar, desde que não seja sem calcinha até o chão, também use o bom senso.
Se a confraternização for depois do expediente, num rodízio de pizza, um jantar, ou numa boate, as dicas são praticamente as mesmas. Se o ambiente for compartilhado com pessoas "estranhas", ou seja, que não são da empresa, também vale acrescentar: evitar fazer contatos mais íntimos (não preciso nem dizer que a pegação é proibida entre colegas de trabalho nesses eventos, né??).
E como sair bem nas fotos, que é uma "prova" do seu comportamento, uma lembrança que ficará nos arquivos da empresa pra sempre? Vamos à algumas dicas?
* Não se permita fotografar com cigarro ou copo e garrafa de bebida alcoólica na mão. Se o fotógrafo se aproximar, não tenha medo de pedir para ele esperar até você "se livrar" dos vestígios do que pode deixar uma imagem negativa nas fotos.
* Sorrir causa uma boa impressão. Sair na foto com a boca aberta no meio de uma gargalhada escandalosa, não.
* Ajeitar os cabelos e a roupa também ajudam.

Para outras dicas de como se comportar nesses eventos (ir ou não à festa, participar ou não do amigo oculto, o que conversar, com quem conversar, etc) vale MUITO a pena ler essa matéria do caderno Concursos e Emprego, do jornal O Dia.

3 comentários:

Elisa disse...

Ótimas dicas!
Bom ter uma amiga que gosta de moda e trabalha em RH! rs
Beijo

They Know disse...

Nhaa Pri eu queria tanto ir de mini saia com uma mini calcinha hahaha
Briks linda, adorei muito as dicas!
Beijos

Luanna Luh Guedes disse...

Super dicas gata! Arrasou!

Kissus

Luh Guedes
@luhguedes
http://devaneiosdeumacamaleoa.blogspot.com/