sexta-feira, 26 de abril de 2013

Pensei em comprar mas não comprei: Minha relação com o dinheiro


Eu tenho dois grandes problemas com o dinheiro:
1) Ganho pouco e
2) Gasto muito.

Para eliminar esses problemas, existem duas opções:
1) Ganhar mais, ou
2) Gastar menos.

Está sendo muito complicado conseguir adaptar o meu perfil de consumidora com a minha nem-tão-nova realidade. Enquanto eu era casada, todo o meu dinheiro era gasto em roupas, sapatos, viagens e passeios, além do meu estudo. Hoje, que eu moro sozinha e preciso pagar todas as contas da casa sem a ajuda de ninguém, me vejo com duas opções:
1) Não comprar tudo que eu quero, ou
2) Terminar todos os meses com a conta no negativo.

Pois é. Infelizmente, eu tenho "escolhido" a segunda opção há algum tempo, mas a ficha caiu e cada mês o valor da fatura do meu cartão de crédito reduz um pouco mais, e eu já consigo ficar feliz quando experimento uma roupa e não veste bem, ou quando não tem o meu número da roupa ou calçado que eu gostei. 
Uma das minhas características como consumidora é a compra como forma de recompensa. Se alguma coisa muito legal acontece comigo, eu me dou um presente para comemorar. Se alguma coisa muito ruim acontece, ou eu estou tristinha, eu me dou um presente para compensar. Mas hoje foi diferente!! 


Eu estava (estou!!) na TPM, e tive um dia de cão no trabalho. Estava "triste, tristinha, mais sem graça que a modelo magrela na passarela...", como diz uma música do Zeca Baleiro, mas apesar de ter entrado em todas as lojas possíveis e imagináveis e ter me apaixonado por váááárias peças na hora do almoço e na saída do trabalho, consegui chegar em casa sem nenhuma sacola, sem nenhuma dívida nova, e sem nenhuma culpa! Muito pelo contrário! Eu me senti tão bem com essa vitória (siiiiiim!!) que resolvi contar pra vocês, para que vocês, que também têm esses probleminhas com grana saibam que é possível resistir à tentação e ainda assim ficar feliz.
Ainda bem que eu ainda tenho um mooooooooonte de chocolate na geladeira, e vai ser a minha alegria do dia (além dessa lua cheia linda lá fora e da sensação de que estou aprendendo!).

Pra quem quiser saber um pouco mais sobre a Psicologia do Consumo, aqui tem um artigo muito legal! Vale a pena clicar!!

Nenhum comentário: