quinta-feira, 2 de junho de 2011

Agenda do Cabelo

Manter a periodicidade nos tratamentos para o cabelo tende a estabilizar as características dos fios e os deixá-los mais saudáveis, com brilho e sempre bonitos.

O Bolsa de Mulher montou um calendário capilar para você não esquecer quando deve fazer cada tratamento - em casa ou no salão. Listou quais os cuidados diários, semanais, quinzenais, mensais e até a cada três ou seis meses, e eu trouxe a matéria pra cá, pra dividir com vocês!

DIARIAMENTE - Pentear ou escovar: Quem acredita que escovar os cabelos é só uma questão de estética se engana. Uma boa escovada diária, além de ativar a circulação sanguínea do couro cabeludo, distribui o óleo natural do cabelo, que muitas vezes costuma ficar concentrado na raiz. "Quem não tem tempo para ficar escovando os cabelos diariamente pode optar por uma massagem profunda a cada três meses, o que irá proporcionar a estimulação da corrente sanguínea e a higienização do couro cabeludo", diz o hair stylist Helcio Fiszpan.  Uma boa dica é jogar o cabelo para frente, inclinado-se, e penteá-lo assim durante um ou dois minutos. E dê preferência a um pente de madeira largo ou uma escova do tipo raquete (aquelas que têm cerdas só de um lado). "Isso é importante para ativar a circulação do couro cabeludo", explica o hair stylist Wall Freitas.
DIARIAMENTE - Lavar com xampu específico e condicionador: Segundo o cabelereiro Anysio Estevão, quem tem cabelo oleoso deve lavá-lo diariamente com um xampu antirresíduos ou que equilibre o pH dos fios. "Para quem tem cabelos mistos, é bom contar com um antirresíduos de vez em quando e um sem sal", acrescenta. Já quem tem as madeixas ressecadas deve tomar mais cuidado nas lavagens. O ideal é usar xampu sem sal e condicionador para cabelos secos apenas de dois em dois dias. O antirresíduos deve ser evitado ou usado somente uma vez por mês, para eliminar resíduos de sal, cloro, poluição e cosméticos. Se você faz escova progressiva, jamais o utilize! Outros produtos: Aloysio aconselha a aplicação frequente de um bom produto sem enxágüe ou leave-in nas pontas.
 
UMA VEZ POR SEMANA - Hidratar: Segundo Wall Freitas, a hidratação nos cabelos deve ser semanal, com a realização de nutrição capilar. Esse tipo de hidratação pode ser feito em casa mesmo, com um creme de tratamento que seja adequado às necessidades do seu cabelo e evite a quebra, comum em fios desidratados. Deixe o produto agir por 20 minutos, de preferência com touca térmica. "Quem tem cabelo oleoso deve também fazer uso de um xampu de limpeza profunda, passando depois uma máscara hidratante do meio para as pontas", recomenda Anysio.
UMA VEZ POR SEMANA- Intercalar os xampus: Esta dica é mais indicada para os cabelos mistos, que precisam se equilibrar.
DE 15 EM 15 DIAS - Hidratar os fios mais secos: Cabelos ressecados pedem uma hidratação mais profunda, então nada de fugir do salão! A reposição hídrica é essencial. Já os mistos devem ser reidratados nas pontas e tratados com antirresíduos na raiz.
DE 15 EM 15 DIAS - Fazer um peeling capilar: Anote isso na agenda se você tiver cabelos muito oleosos ou com caspa. Essa esfoliação no couro cabeludo tem ação bactericida e regeneradora, pois remove células mortas. Também é indicada para cabelos ressecados, sem brilho e porosos, mas, nesses casos, a periodicidade deve ser diferente, com um tempo maior.
UMA VEZ POR MÊS - Retocar a tinta: Fios desbotados e raízes brancas definitivamente não caem bem. Faça a manutenção todos os meses para não perder o tom desejado e a uniformidade das cores. O cabelo ficará muito mais brilhante e até macio depois do retoque. Se você é adepta da tintura, lembre-se de maneirar no xampu antirresíduos.
UMA VEZ POR MÊS - Cortar: O cabelo cresce entre um e dois centímetros por mês. É importante tirar aquelas pontas ressecadas, quebradiças, desiguais e queimadas de sol. "Uma vez ao mês as pontas dos cabelos devem ser aparadas, o que irá determinar a manutenção do corte", indica Wall Freitas. Se o seu cabelo demora mais a crescer ou é muito longo, passe a tesoura de três em três meses, pelo menos. Que tal dar uma nova vida ao seu corte, ou mesmo um novo estilo?
A CADA 3 MESES - Cauterizar ou queratinizar: A cauterização e a queratinização, tratamentos de choque feitos no salão, são ideais para devolver a maciez, a força e o brilho aos cabelos, acabando com aquele aspecto quebradiço e "espigado". A queratina ajuda principalmente os mais ressecados, agindo mais profundamente que as hidratações normais. A cauterização é uma espécia de plástica capilar e serve para fixar as ceramidas dos fios, fechando e protegendo as cutículas.
A CADA 3 MESES - Escova progresssiva: Costumam durar de 30 a 40 lavagens. Por este motivo, após três meses o cabelo já está precisando de uma "repaginada" para permanecer com menos volume e ondulações. Como o efeito é progressivo, ao manter a frequência e o intervalo de três meses entre uma escova e outra, as madeixas vão ficando cada vez mais lisas.
A CADA 6 MESES - Escova definitiva: Quem é adepta da escova definitiva ou japonesa precisa retocar a raiz com esta frequência. "É indicada a manutenção, a cada seis meses, de qualquer tipo de alisamento fios à base de tioglicolato de sódio", afirma Wall Freitas. Como este procedimento é mais forte e não costuma ser barato, cinco ou seis meses (dependendo do tipo de cabelo) é o tempo ideal para se esperar. No caso de fios que nascem bem cacheados ou crespos, o visual fica melhor se a raiz for alisada em menos tempo, de três em três meses, por exemplo. Até lá, hidratação nela!

Eu confesso que não cuido muito do meu cabelo. Nem pentear todos os dias eu tenho hábito. Mas, vou me esforçar um pouco mais, afinal, o cabelo é a moldura do rosto, que é o nosso cartão de visitas, né? Então, #ficadica!
 

6 comentários:

They Know disse...

Imagina Pri meu cabelo é enrolado, eu não posso lavar todo dia porque eu vo pra escola de noite e trabalho o dia todo, ou seja, nem da tempo, então eu lavo um dia sim outro não, e pentear tbm kkkk!E em relação aos cuidados eu to precisando de todos.hahaha
Beijos

Letícia Lino disse...

Nossa Priscila!!!


Amei as dicas...

As vezes coma correria do dia a dia a gente se esquiece de certos cuidados básico com o cabelo, a pele, etc...

Vou tenter por em prática! rsrsr
bjs
=)*

Lili disse...

Amei o post, adoro dicas sobre cabelos. E parece que vc adivinha viu...rs Fui no salão hoje retocar a loirice falsa e cabelinho voltou precisando seguir esses cuidados do post.
Beijos,
Lili
http://peruasemacao.blogspot.com/

Lorena Dana disse...

Tô adorando seu blog! Primeira vez que acesso!

Lady Kate às avessas disse...

Que bom que gostaram, meninas!
Lorena, espero te ver aqui mais vezes! ;)

Rai Almeida disse...

flor!Amei o blog!!KKK
Ri muito, com a apresentação dele!Mas acho que traduz todas nós!!KKK
Já estou te sguindo!Se der dá uma passadinha lá no meu?
vidadequeen.blogspot.com
Beijos!