sábado, 26 de março de 2011

O Vasco e a luta contra o racismo estão na moda

Essa semana o meu Vascão lançou a sua 3ª camisa, inteiramente preta, sem a tradicional faixa transversal, uma homenagem ao que ocorreu em 1924, quando o clube desistiu de se filiar à Associação Metropolitana de Esportes Atléticos (Amea) por se recusar a excluir 12 jogadores negros. O uniforme é preto em alusão àqueles jogadores, que eram conhecidos como "camisas negras" e vem com a mensagem "Democracia e inclusão", escolhida pela torcida vascaína em votação pela internet.
“Graças a esse gesto da diretoria do Vasco, o futebol se transformou em um esporte popular no Brasil, com brancos e negros, pobres e ricos, unidos por uma única paixão nos estádios”, apontou o presidente Roberto Dinamite. “Graças a essa união, Pelé, Didi, Barbosa, Garrincha e tantos e tantos outros negros e mulatos puderam existir para o futebol mundial”, completou Fábio Fernandes, vice-presidente de marketing do Vasco.
"Esse novo terceiro uniforme dá às novas gerações a possibilidade de conhecer e discutir um assunto que se passou em 1924, mas que é motivo de orgulho até hoje, para todo vascaíno, porque ele trata do processo de democratização no esporte, que impôs o respeito à igualdade e o direito à cidadania. Esta camisa representa bem a história do Vasco", declarou Dinamite.
Além da mensagem linda, a camisa também é muito bonita e eu vou garantir a minha djá! Já dá pra comprar aqui e em outras lojas também! 
O time utilizará o seu novo uniforme pela primeira vez em 3 de abril, quando enfrentará o Bangu pela Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca, em São Januario.  E eu quero estar lá pra ver!!

PS: Esse post já estava preparado para ir ao ar hoje, independente do resultado da final do I Mundialito de Clubes de Beach Soccer, onde o Vasco derrotou o Sporting-POR por 4 a 2 e se sagrou o grande campeão do torneio. Parabéns, Vascão!!!! Meu Orgulho, meu amor!! 
 

Um comentário:

Anônimo disse...

TINHA Q SER VASCAINA. EU SOU TRICOLOR (DE CORAÇÃO), MAS VI TODOS OS JOGOS E TBM A FINAL NA QUAL TORCI MUITO PRO VASCO. MEU FILHO TA DOIDO NESSA CAMISA, POIS ELE E MEU MARIDO SAO VASCAINOS. DIFICIL VIU AGUENTAR OS DOIS DENTRO DE CASA. TCHAUZINHO.