segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

De volta ao trabalho!

Quando resolvi fazer esse blog eu estava desempregada e um tanto desanimada desiludida com a profissão que escolhi e que exerço a quase 6 anos: Psicologia Organizacional.
O que eu percebi no tempo que trabalho nessa área, é que as pessoas em geral acreditam (e esperam) que o profissional de RH seja "perfeito", e isso piora quando se é um Psicólogo. Afinal, alguém que trabalha para ouvir as frustrações dos funcionários de uma empresa deve estar sempre satisfeita com a empresa, né? E não pode ficar doente, nem errar, nem faltar, nem se atrasar, nem esquecer o nome de ninguém, nem muito menos ter problemas, afinal, além de trabalhar em RH, a pessoa ainda é Psicóloga, né? Nem loucura a coitada pode fazer... vida dura essa nossa, e ainda assim, é o que eu amo fazer!
E essa "exigência" se estende às roupas que o profissional de RH usa, afinal, como poderia alguém "perfeito" errar na escolha da roupa, se somos as pessoas que avaliamos os candidatos na entrevista, ou chamamos a atenção daquela funcionária que teima em mostrar seus dotes físicos durante o expediente? Quanta responsabilidade...
Depois de exatos 2 meses e meio desempregada, estou voltando ao batente amanhã! \o/\o/
E pensando na roupa que vou usar no meu primeiro dia numa empresa nova, resolvi dar umas dicas sobre como se vestir no ambiente de trabalho.

Competência é o que interessa, mas o jeito de se vestir soma pontos na carreira. Se você quer ser uma pessoa de sucesso, tenha a aparência de uma pessoa de sucesso. Um guarda-roupa com peças adequadas e de boa qualidade não é vaidade, mas uma ferramenta de trabalho que categoriza o profissional.
O que rege a escolha da roupa que você vai usar é a política de vestuário da empresa – que pode ser formal, casual ou esportiva. Na ausência de uma definição da empresa, espelhe-se nos superiores bem sucedidos (levando em consideração, é claro, a diferença entre o seu salário e o dele).

Áreas de atuação mais conservadoras são menos flexíveis em relação ao que é adequado ou não no ambiente de trabalho. Áreas mais criativas são mais flexíveis e é justamente aí que os erros normalmente ocorrem. Por mais informal que seja seu ambiente de trabalho, uma imagem que transmita profissionalismo antes de informalidade é o indicado. 
Cuidado para não trazer para o ambiente profissional uma aparência com cara de final de semana. Mesmo se você não tem contato com o público, não se esqueça de que você também deve projetar profissionalismo internamente. Tire roupas justas, decotes, transparências, minissaias, tênis de corrida e abrigos esportivos do guarda-roupa de trabalho. As dicas já são velhas, mas não são poucos os profissionais que não sabem segui-las, e acabam provocando muita saia justa no ambiente profissional. "Trabalho não é lugar para sedução. Se a profissional olhar no espelho e se achar gostosa, está errado" – ensina Patrícia Pontalti, consultora de moda da empresa aspatrícias.  

Para ser levada a sério, a profissional feminina não precisa vestir-se de homem, mas é bom deixar para os embalos de sábado à noite os decotes audaciosos, as mini-saias, as roupas colantes e os saltos altíssimos, a não ser que seu trabalho exija roupas sedutoras.
O cuidado com a aparência, segundo Lígia Nery, vice-presidente de eventos científicos da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RS), mostra que a pessoa se preocupa com o trabalho e com os colegas. "Erros na roupa podem gerar dúvidas sobre a competência do profissional", sentencia.

Seguindo essas cinco dicas sobre o que levar em conta para escolher que roupas usar nos primeiros dias de trabalho, as chances de erro diminuirão bastante:
1) Observe o ambiente de trabalho e converse com os colegas – É sempre indicado verificar como os seus colegas e superiores se vestem e aprender pelo exemplo. Também é bom não esquecer de perguntar como eles costumam se vestir em algumas ocasiões, como nas reuniões com a diretoria e em dias mais informais.

2) Pergunte às fontes oficiais – Perguntar sobre a roupa usada no ambiente de sua empresa é fundamental, assim como você deve saber o salário, horário e local de trabalho. É recomendável que a dúvida seja esclarecida no momento da contratação. Se não foi, é bom perguntar no departamento de recursos humanos se há orientações sobre como se vestir. Algumas empresas passam essa orientação no processo de integração dos novos estagiários e trainees, ou em palestras, cursos ou memorandos. Perguntar ao seu chefe também é uma alternativa.
3) Conheça os costumes da região - As roupas usadas no trabalho também podem variar de acordo com a região. Em uma mesma empresa, por exemplo, você pode encontrar um modo de vestir mais sóbrio em São Paulo e mais informal em estados com o clima mais quente. Saber isso vai ajudar principalmente se você for transferido ou visitar outras unidades da companhia pelo Brasil.
4) Tenha uma alternativa – Uma opção para não errar nos primeiros dias é ter com você uma peça de roupa extra para que, com uma pequena mudança, você mude seu visual. Essa dica é válida também para quem já está trabalhando e deixa na empresa essa peça extra. É uma forma de deixar seu vestuário mais versátil, por exemplo, com um blazer, que pode ser retirado se o ambiente for mais informal.
5) Saiba como os profissionais da sua área se vestem – Segundo especialistas, muitas profissões podem ter um estilo de vestuário diferente das outras. Isso vale, por exemplo, para um estagiários de direito de uma empresa que adota um vestuário informal. Em muitos casos, ele terá de trabalhar como outros advogados, mais formais, e não como o restante dos colegas da companhia.
Ainda mais formal que o ambiente de trabalho do Psicólogo Organizacional é o do Advogado. E ainda assim, dá pra se vestir muito feminina, estar na moda, ficar bonita, mostrar competência e credibilidade... duvida? Dá uma olhada no guarda-roupas da Gi Salmazi, do Ouse ser quem você é:

A Gi usa todas as cores, todos os comprimentos, todos os tecidos, todos os modelos e está sempre muito linda, elegante, e profissional, independente da roupa que está usando. Deu trabalho para escolher os melhores looks dela pra mostrar aqui, mas espero que tenha dado para entender o conceito!

Para saber se você entendeu tudo direitinho, faça esse teste aqui na Veja, sobre a roupa adequada para cada ambiente de trabalho! 
E para saber TUDO sobre o assunto, visitem o Guarda Roupa S.A, que é feito com muito carinho pela Irene Rianelli, que assim como eu, é Psicóloga e trabalha em Recursos Humanos, e pela Ligia Assunção, que é comunicóloga. O site tem um slogan que não podia ser mais perfeito: "Sua carreira está na vitrine". #ficadica!

2 comentários:

Luana Furtado disse...

Parabéns pelo novo emprego!
Que tudo dê certo!

Beijos,
Luana

Gi Salmazi disse...

Pri!!! querida obrigada pelo post carinhoso! e adorei suas dicas, já tinha lido essa matéria na veja e ela é ótima!
obrigada pelo carinho e boa sorte em seu novo emprego!
sucesso!
bjs
gi salmazi